segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"B.O" - PREFEITO DE GLÓRIA DOESTE 'NILTON BORGATO' É PRESO POR USAR MAQUINÁRIO PÚBLICO EM OBRA PRIVADA


O prefeito Nilton Borges Borgato (PP), de Glória D'Oeste, cidade a 304 quilômetros de Cuiabá, foi preso neste sábado (19) pela suspeita de utilizar maquinário da prefeitura para a construção de tanques para criação de peixes e de uma estrada. As obras, de acordo com a Polícia Militar Ambiental, estavam sendo feitas no sítio Bom Sucesso, que, supostamente, pertenceria ao gestor. Borgato foi preso em flagrante no local e o maquinário foi apreendido e levado para o pátio da secretaria de Obras de Glória D'Oeste.

O boletim de ocorrência relata que uma denúncia anônima levou uma equipe do Batalhão Ambiental de Cáceres a verificar os ilícitos praticados. No local, os policiais também constataram que uma área da propriedade foi desmatada ilegalmente, uma vez que está próxima ao córrego de nome 'Grande'. As intervenções na propriedade que visavam construir uma estrada, conforme o boletim, estavam sendo feitas em uma área alagadiça.

Foram apreendidos no local uma motoniveladora, dois caminhões do tipo caçamba, uma caminhonete, uma pá-carregadeira e mais uma máquina pesada que faz a escavação de terra. Todos os maquinários, informou a polícia, estavam emplacados como patrimônio público da Prefeitura de Glória D'Oeste.

O documento ainda relatou que os maquinários só foram levados para o pátio da secretaria de Obras da cidade porque a Delegacia de Porto Esperidião, localizada a 358 quilômetros de Cuiabá, não tem espaço para guardá-los.

O prefeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Porto Esperidião. De acordo com a delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, além dos crimes ambientais, Borgato também autuado por utilizar indevidamente bens públicos em benefício próprio. “Eu me baseei na informação dos policiais militares que estiveram no local e constataram as irregularidades”, afirmou a delegada ao G1.

Em depoimento, ela disse que Borgato negou que a propriedade rural em que as obras foram realizadas era dele e que no local, “estava fazendo uma intervenção de caráter público”. Judá Marcondes disse ainda ao G1 que dois servidores da prefeitura também foram flagrados trabalhando no local. “Vou até a propriedade nesta semana para verificar exatamente os crimes apontados”, destacou a delegada.

A delegada contou ao G1 que o gestor só não ficou detido em Glória D'Oeste porque o município não tem Cadeia Pública. Borgato passou a noite em uma cela especial no prédio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), onde também está localizada a delegacia.

Na manhã deste domingo (20), Borgato foi transferido para a Cadeia Pública de Mirassol D'Oeste. Um servidor da unidade prisional informou ao G1 que Borgato obteve um habeas corpus. O alvará de soltura, até as 21h (horário de Mato Grosso) não havia sido cumprido.

Situação política

Nilton Borgato chegou a ter a candidatura indeferida para prefeito de Glória D'Oeste pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições municipais. Neste mês, porém, ele foi diplomado por meio de uma decisão judicial até o julgamento dos recursos impetrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por: Dhiego Maia Do G1 MT em 21/01/2013 08:26:59

Nenhum comentário:

Postar um comentário