segunda-feira, 8 de outubro de 2012

GAIOLA - EFEITO "BOCA DE URNA" LEVA 370 PESSOAS PRA JAULA EM MT

Em todo o Estado, 370 pessoas foram presas envolvidas em crimes eleitorais, incluindo os presos por policiais federais. 

A informação é do Gabinete de Gestão Integrada, composto por integrantes da Secretaria de Segurança Pública, polícias Federal, Civil e Militar, que montaram um "QG" no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no domingo, durante a votação.

Do total, 44 candidatos foram levados até as unidades policiais, por suspeita de crimes eleitorais, sendo que 40 deles responderam procedimento policial, a maioria pela prática de boca de urna, distribuição irregular de propaganda e transporte de eleitor.

Foram 258 pessoas levadas para as delegacias de Polícia Civil, nas cidades onde não havia unidades da PF. 

Do total, 249 foram autuadas, sendo 37 candidatos, a maioria ao cargo de vereador, que responderam termo circunstanciado de ocorrência de boca de urna e propaganda irregular. 

Mais de 150 dos detidos estavam praticando boca de urna, próximo a seções eleitorais.

A Polícia Federal lavrou 29 procedimentos policiais, com 32 pessoas conduzidas.

Na cidade de Rondonópolis (211 km ao Sul de Cuiabá), foram 5 detidos por boca de urna, sendo um o candidato Dico. Em Sinop (500 km ao Norte), a PF autuou cinco pessoas por distribuição irregular de propaganda. 

O então candidato Igor Augusto Vinicius da Silva foi preso em flagrante no município de Novo São Joaquim (485 km a Leste), pelo crime de corrupção ativa eleitoral.

A prisão foi feita no sábado (6), após uma eleitora denunciar o candidato por compra de voto. 

No município, outras sete pessoas também responderam termo circunstanciado de ocorrência (TCO), cinco pela prática de boca de urna e duas por desobediência à legislação eleitoral.

A eleitora gravou em seu celular o candidato oferecendo R$ 50,00 e mais ajuda em troca de seu voto, neste domingo (7). 

Em seguida, os policiais fizeram a prisão em flagrante do candidato, na praça central da cidade. 

O delegado Heródoto Fontenelle aplicou fiança de dois salários mínimos e, em seguida, o candidato foi liberado.

Em Rosário Oeste (128 km ao Norte), o delegado Roberto Amorim lavrou dois termos circunstanciado de ocorrência contra o candidato a prefeito do município, Alex Esteves Brito, por boca de urna. 

Ele e cabos eleitorais distribuíam santinhos próximo a locais de votação.

Em Ribeirão Cascalheira (900 km ao Norte), o candidato a vereador Lourival Teixeira de Araújo foi detido por transporte irregular de eleitor para votar. O candidato foi respondeu termo circunstanciado de ocorrência (TCO), lavrado pela delegada Elaine Fernandes.

O delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia, destacou o esforço coletivo e individual de todos os policiais civis que ajudaram a garantir a tranquilidade e o cumprimento da legislação eleitoral no pleito, no domingo.

midianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário