segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SUBINNNNNDO - Mauro cai cerca de 10 pontos e Lúdio assume liderança, revela pesquisa

O vereador Lúdio Cabral (PT) assumiu a liderança da disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Pesquisa Access Brasil estimulada (na que o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor), revela que o petista alcançou 26,82% das intenções de voto, pouco a mais que o percentual do último levantamento divulgado pelo Olhar Direto, quando totalizava 25,99%.

á o empresário Mauro Mendes (PSB), que liderava todas as pesquisas de intenção de votos desde o início da disputa, apresentou uma queda de 32,61% para 22,24% e ocupa agora segunda colocação. O número de indecisos, no entanto, é maior que as intenções de voto declaradas a Mauro. 

Os indecisos foram os que mais subiram, passando de 16,74% para 22,37% e os que declaram propensos a votar branco ou nulo passaram de 7,47% para 8,32%. 

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) subiu mais pontos percentuais que Lúdio, mas segue na terceira colocação com 15,69%. Na pesquisa anterior, Maluf tinha 13,47%. Outra mudança no quadro da disputa é que o Procurador Mauro (Psol) superou Carlos Brito (PSD).

No último levantamento Carlos Brito totalizava a preferência de 2,40% dos eleitores e agora conta com 1,73%. Já o Procurador Mauro passou de 1,08% para 2,34%. Adolfo Grassi (PPL) de 0,24% subiu para 0,49%.

Leitura do quadro
De acordo com o cientista político da Access Brasil, Jeverson Missias, Mauro Mendes e Maluf foram os que sofreram mudanças mais significativas. “Observa-se que os pontos perdidos por Mauro Mendes foram transferidos em grande parte para os indecisos, que naturalmente aumentam às vésperas do pleito e ficam a observar o comportamento dos candidatos na campanha, e só nas proximidades da eleição decidem o voto. Outra parte dos votos de Mauro, foram para Maluf”, argumenta.

Dados da pesquisa 
A Access pesquisa é Survey com adequação espacial e proporcional às variáveis de escolaridade, sexo e idade do entrevistado, com base em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do TRE/MT. 

Por se tratar de amostra proporcional às variáveis demográficas, a pesquisa é autoponderada, ou seja, as proporções do universo pesquisado estão contidas na amostra. O intervalo de confiança estimado é de 96% e a margem de erro máxima estimada é de 4%.

O levantamento foi feito entre os dias 19 e 23 de setembro e está registrado na Justiça Eleitoral sob número TSE – MT 00375/2012, com 800 entrevistas em 94 bairros da capital.

*Os dados da pesquisa são de responsabilidade da Access Brasil.

olhardireto

Nenhum comentário:

Postar um comentário