segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FECHA A JANELA E TRANCA A PORTA - Fugitivos de prisão são latrocidas e sequestradores

Dez dos 39 bandidos que fugiram da Penitenciária Central do Estado, no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, na madrugada desta segunda-feira (20), foram capturados pela Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil.

Segundo as fichas criminais divulgadas na tarde de hoje, todos eles são considerados elementos de alta periculosidade. 

A maioria é condenada por latrocínio (roubo seguido de morte), sequestro e assalto a banco. Dez foram capturados foram da penitenciária e três, na parte interna.

No assalto, por volta de 2h30, a quadrilha usou dinamite para explodir uma parte do muro e teve o apoio logístico de oito veículos, entre carros e motos, segundo a Polícia. (Leia mais AQUI).

A Polícia Civil designou o delegado Jeanmarco Pacola, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), para investigar a fuga. 

O policial comandará uma equipe que vai priorizar os trabalhos para tentar identificar quem são os mentores da fuga. 

Até agora, o responsáveis pelo sistema prisional contabilizaram a falta de 39 detentos. Esse número, no entanto, poderá ser maior.

Com a designação, o delegado deverá ouvir, nos próximos dias, agentes prisionais e também policiais militares que estavam de plantão no momento da detonação do muro da prisão, que chegou a ter um dos pilares comprometidos.

As investigações iniciais apontam para uma sincronia entre a explosão e a fuga, cuja logística teve oito veículos à disposição dos bandidos. 

Dos 39, a Polícia calcula que nove deles são integrantes das quadrilhas de assalto a banco, na modalidade “Novo Cangaço”.

Ficha criminal

A Polícia divulgou, na tarde de hoje, os nome dos presos capturados do lado de fora do presídio:

1. Toleacil Natalino da Costa, o “Trolha - condenado por roubos em Cuiabá. O último crime praticado por ele ocorreu na cidade de Vera (458 km ao Norte da Capital), em 2007.

2. Ronaldo Adriano Gomes, o "Buiu" - condenado por roubo e participação no seqüestro de um estudante, no Colégio Liceu Cuiabano, em 2003.

3. Bruno Daniel Mendes Maia - já condenado por tráfico, em maio, foi preso com armas de grosso calibre, no bairro Pedra 90.

4. Reverson Lauro de Araújo Gomes - participou de assalto a agência bancária em Vera.

5. Rodrigo Aparecido de Arruda - preso em 2009 por roubo de caminhão, ficou num cativeiro vigiando o motorista.

6. Valdiberto Miranda Silva - fugiu da Cadeia do Carumbé, em 2004, com mais outros 38 detentos e foi capturado em Várzea Grande.

7. Wiliam Macedo dos Santos ou Oliveira Arruda - preso por roubo, usava os dois nomes quando foi capturado, em 2010.

8. Edmar Ormonezi - cumpre pena por latrocínio em Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), é apontado como integrante da quadrilha presa pelo Gaeco e que atuava na modalidade “saidinha de banco”.

9. Reginaldo Bezerra da Silva - participou de assalto a banco em Vera.

10. Vanderson Conceição Ferreira - preso em fevereiro deste ano por ataque a caixa eletrônico na Capital.

Na parte interna, foram capturados:

1. Fausto Xavier de Figueiredo - cumpre pena por latrocínio e, em maio de 2007, participou de uma rebelião na Penitenciária de Mata Grande, em Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital) e foi transferido para o Presídio Central do Estado.

2. Aleandro de Carvalho - a Polícia não forneceu a ficha criminal.

3. Alessandro Botelho de Resende - a Polícia não forneceu a ficha criminal.

midianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário