quinta-feira, 12 de julho de 2012

DESPEJO - PMs agridem moradores em desocupação e crianças são atingidas por balas e cassetete

O secretário da Casa Civil, José Lacerda, está reunido neste momento com uma comissão de vereadores e representantes da área ocupada no bairro Humaitá, para ouvir as reclamações de excessos na ação policial que retirou 400 moradores da área na ação de desocupação ocorrida na manhã desta quinta-feira (12). 

Várias pessoas foram agredidas pelos policiais militares, e entre as vítimas constam inclusive crianças e idosos que foram atingidas com tiros de bala de borracha e agressões com cassetetes, conforme constatado pela reportagem do Olhar Direto. Além das agressões as moradias das 45 famílias foram todas destruídas.

Alguns dos menores agredidos foram atingidos com tiros de arma não letal no rosto, na área próxima aos olhos e outras estão com fortes hematomas na região da coxa. Uma delas é uma criança de seis anos que em meio à confusão no embate entre os policiais e residentes acabou sendo golpeado. 

Além de uma postura firme do Estado em relação as agressões os ex-ocupantes da área cobram de José Lacerda uma solução para o imbróglio, como recursos para construção de novas moradias, além de alimentos para todos os desabrigados. A ação policial, conforme já destacado, destruiu todas as casas. 

A decisão proferida pela juíza Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo da 21ª Vara cível da comarca de Cuiabá determinava a reintegração da posse pacífica. No entanto, de acordo com os ocupantes, a ação foi truculenta e de violência desde o início da abordagem. 

“Eles já chegaram derrubando todos. Nós fizemos um cordão humano até com crianças, mas eles não pararam com as agressões”, afirmou um dos moradores em entrevista ao Olhar Direto

A defensoria pública contesta na Casa Civil a documentação apresentada pelo suposto proprietário da terra para obter a liminar. Já no Palácio Paiaguás, vários moradores estão reunidos no Salão Cloves Vetoratto esperando posicionamento do Governo do Estado, assim como ações de auxílio para alimentação e um local para passarem a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário