segunda-feira, 2 de julho de 2012

'ARCO IRIS' - Partidos buscam militantes e eleição deverá ser a 'mais gay'


Cerca de 150 homossexuais assumidos devem disputar as eleições em 2012, sendo 149 candidatos a vereador e apenas um candidato a prefeito. Considerando o tamanho do Brasil, o número não impressiona tanto, mas segundo a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), se todos os interessados tiverem suas candidaturas aceitas pela Justiça Eleitoral, essa pode ser a disputa mais "colorida" da história, com o maior número de candidatos gays já registrados.
 
De acordo com dados da associação, caso os números se confirmem, o crescimento em relação à eleição municipal passada será de pelo menos 34% - em 2008, 112 candidatos gays disputaram um cargo público nas urnas. Entretanto, a expectativa é de que o total de candidaturas seja ainda maior, já que muitos dos postulantes podem não ter comunicado a intenção de se candidatar.
 
"É um sinal de que a sociedade está mudando, está aceitando mais a diversidade. As pessoas estão se assumindo mais, as novelas estão nos retratando mais, temos mais representantes (no Legislativo), então é natural que haja esse crescimento, que vemos com bons olhos", avalia Toni Reis, presidente da ABGLT. De acordo com Toni, na eleição de 2008, foram eleitos oito vereadores homossexuais, mas o Brasil ainda não elegeu seu primeiro prefeito gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário