sexta-feira, 1 de junho de 2012

"SALVO PELO GONGO" - AVIÃO QUE LEVAVA DEPUTADO FEDERAL VALTENIR PEREIRA SOFRE PANE E FAZ POUSO FORÇADO EM 4 MARCOS

O avião em que viajava o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) sofreu uma pane, no final da desta sexta-feira (1º). O parlamentar voltava para a Capital de uma viagem a Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá).

No bimotor, um Seneca II, havia apenas três tripulantes. Além do deputado, estavam o comandante da aeronave e o diretor de Gestão de Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), engenheiro Cléber Ávila.

Ao MidiaNews, Valtenir contou que a pane foi detectada por volta de 12h30 e, em seguida, decorreram 12 minutos de pânico e tensão, até que o piloto fizesse um pouso forçado, em São José dos Quatro Marcos (a 315 km da Capital).


“Estávamos a aproximadamente nove mil pés (cerca de três mil metros) e o motor do lado direito parou. Nós perguntávamos ao comandante o que tinha acontecido e ele apenas nos dizia para ficarmos tranquilos, que tudo estava sob controle e que iríamos fazer um pouso forçado”, disse.

Valtenir afirmou que, durante a pane, a aeronave balançava muito com a força do vento e ele temeu pela própria vida. 

"Comecei a rezar"
“Pensei: ‘será que o piloto só quer me deixar mais tranquilo’? Então, sentei, apertei o cinto de segurança e comecei a rezar. Graças a Deus, ele (piloto) teve muita perícia e, apesar dos roncos fortes que o motor fazia, pousamos com segurança”, relatou.

Depois do pouso, o piloto checou o motor que apresentou problemas e notou que um cabo estava danificado. Eles continuam em Quatro Marcos e aguardam a chegada de uma nova aeronave que os trará a Cuiabá.

Esta é a primeira vez, de acordo com o parlamentar, que ele passa por um susto desse tipo. Ele relembrou que, no ano passado, uma S-10 em que viajava sofreu um acidente na BR-163, próximo à Serra da Caixa Furada, em Nobres.

Na ocasião, o parlamentar viajava com mais três pessoaso quando um caminhão bitrem de 60 toneladas se chocou com o veículo. Os passageiros sofreram apenas escoriações leves, mas a S-10 teve perda total.

“Acho que preciso rezar mais... Esse foi só um susto para tentar a fé. Estou rezando, mas acho que ainda não é o suficiente”, brincou.

Apesar do susto, Valtenir afirmou que vai continuar cumprindo a agenda programada para este fim de semana no Estado, que incluiu participar de uma mesa redonda na Capital para discussão do Novo Código Penal e uma viagem à Sinop, ainda esta noite.

“A vida segue e não dá para parar de andar de avião, ainda mais em um Estado como esse, que é tão grande”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário