quarta-feira, 6 de junho de 2012

PUTARIA NA GAIOLA - Presos tinham videogame, internet e estimulantes sexuais em cadeia

A nova direção da penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, prossegue numa "operação pente fino" iniciada na segunda-feira (04) na unidade e já apreendeu 123 celulares, 84 chips, 250 trouxinhas de substância aparentando ser pasta base de cocaína, 400 trouxinhas de maconha, armas artesanais, 62 comprimidos de estimulante sexual e um videogame Playstation 2. 


Também foi retirado das celas o excedente de geladeiras, televisores e frigobares.


“Vamos permitir uma TV e um rádio por cela. A geladeira e o freezer serão de uso comum”, comentou o superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho. Houve caso de preso que ligava ventilador dentro do freezer para funcionar como ar condicionado e outros com acesso à internet. 


A operação foi necessária, conforme o novo diretor Agno Sérgio Silva Ramos, pois a situação de insubordinação dentro da Mata Grande estava além do aceitável. Os presos escolhiam a hora que entravam e saiam da cela, se seriam ou não trancados. Esses reeducandos eram conhecidos como "A Comissão”. Eles decidiam se haveria motim, quem seria transferido, qual preso seria morto ou qual poderia sair para trabalhar.


“Isso é inadmissível. Havia uma situação de total insubordinação com os agentes prisionais. Enquanto eu estiver aqui, preso não vai mandar na penitenciária”, comentou Agno Ramos, que deseja manter uma relação de respeito com a população carcerária, mas evidenciando que o Estado é a autoridade na Mata Grande.


O superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho, comentou que será aberta uma sindicância para apurar as situações de regalias aos presos. Conforme Gilberto, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos só teve conhecimento profundo da situação de desmandos dentro da penitenciária com a troca de diretores. 


Alguns presos teriam resistido à operação e foram reprimidos com tiros de armas antimotim e spray de pimenta. Muitos dos membros da “Comissão” foram transferidos de cela ou colocados no isolamento. 


olhardireto

Nenhum comentário:

Postar um comentário