terça-feira, 13 de março de 2012

EM ANO DE ELEIÇÃO - Por 5 votos a 4, Câmara de Cáceres aprova CPI da Nortec


Em sessão ordinária realizada ontem à noite, a Câmara de Vereadores de Cáceres, aprovou por 5 votos a 4, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar possíveis irregularidades na cobrança por hidrômetros e por serviços de recapeamento asfaltico executados pela empresa Nortec que administra a captação, tratamento e distribuição de água na cidade.

Votaram pela aprovação da CPI os vereadores Usias Pereira (PSDC), Josias Modesto (PTB), Élson Pires (PR), Leomar Mota (PP) e Alvasir Alencar (PP). Contra votaram os vereadores Celso Fanaia (PSDB), Cabo Nilson Pereira (PSD), Lucia Gonçalves (PT) e Alonso Batista (PT). O presidente Antonio Salvador da Silva (PSD), só vota em caso de empate.

A CPI será composta pelos vereadores Lucia Gonçalves (PT), Alonso Batista (PT) e Élson Pires (PR), escolhidos por sorteio. Os autores da proposta, Alvasir Alencar (PP), Josias Modesto (PTB), Leomar Mota (PP) e Usias Pereira (PSDC), por terem assinado a indicação não podem compor a comissão.

Os membros da CPI têm cinco dias para se definirem entre si quem será o presidente, membro e relator. Eles têm 90 dias para concluir a investigação e apresentar ao plenário.

Antes do inicio da votação, o prefeito Túlio Fontes (DEM) esteve na Câmara. Ele surpreendeu a todos, inclusive os vereadores da base aliada ao pedir a instalação da CPI. O prefeito pediu inclusive que todos os vereadores da base votassem com a oposição.
Ele alegou que todos na cidade sabem da sua honestidade e transparência, por isso não teme qualquer investigação para que isso seja atestado.

Apesar da estratégia, ousada, te ser sido elogiada pela maioria dos parlamentares, os vereadores da base aliada mantiveram suas posições de votar contra, por entenderem que a CPI é política já que as denuncias alegadas já são alvo de investigação pelo Ministério Público.

“O prefeito deu uma demonstração de democracia ao pedir para abrir a CPI e isso é típico de quem não tem nada a temer”, disse Leomar Mota ao votar pela abertura da CPI.

Já o vereador Alonso Batista (PT) reiterou sua posição contraria afirmando que a CPI é para “chutar onça morta”.

A vereadora Lucia Gonçalves (PT), porém foi mais dura ao se manifestar contra CPI. Ela disse que a Câmara quer criar um palanque eleitoral quando foi omissa em fatos mais relevantes que mereciam uma CPI como o não repasse de equipamentos para o CTA por parte da Secretaria de Saúde comandada pelo deputado Pedro Henry (PP), as irregularidades apontadas pelo SUS no Centro de Oncologia do Hospital Regional e a não aplicação de um milhão de reais da verba contra enchente enviada pelo governo federal em 2010, que o governo do Estado deixou que fosse devolvida.

Já o vereador Cabo Nilson Pereira (PSD), foi a Tribuna afirmar que a sua posição de votar contra CPI estava mantida porque ele entende que ela não acrescenta nada a um processo que já está sob os cuidados da Justiça.

O líder do prefeito Celso Fanaia (PSDB), fez um discurso forte destacando a posição dos vereadores da base aliada que se mantiveram firme com o Executivo. A fala foi uma crítica indireta ao vereador Élson Pires (PR), que integra a base, porém votou a favor da CPI.
Por: Jornal Oeste em 13/03/2012 08:10:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário