sábado, 27 de agosto de 2011

SURUBIM CAVALO - OS PESCADORES JOÃO GONÇALVES E ADEMAR CIDADÃO FISGAM SURUBIM DE 30 QUILOS

Um exemplar da espécie surubim pesando cerca de 30 quilos, foi fisgado na manhã deste sabado (27) pelo pescador João Gonçalves (48), coadjuvado pelo impagável Ademar Ramos de Almeida, popularmente conhecido em Cáceres como "Ademar Cidadão". O peixe foi capturado na área denominada 'Baía da Campina", mas precisamente no rebojo chamado "Poção do Renato".

Após muito trabalho para colocar o surubim na canoa, e ao chegar com o peixe capturado ao Porto do Sadao, onde foi pesado, João Gonçalves acabou atraindo dezenas de populares curiosos com o tamanho do peixe.

De soslaio aproveitando o feriadão prolongado em Cáceres, o instrutor de auto escola - Ademar Cidadão - foi logo pegando uma carona na pescaria de João Gonçalves, auxiliando o colega para guinchar o surubim na balança. E, ainda posou para a fotografia.

Desde o final da tarde de quarta (24) um grande numero de pessoas se deslocou para o rio Paraguai e seus afluentes, na cidade de Cáceres - corre o feriado prolongado em razão dos festejos do padroeiro da cidade, o São Luiz de Cáceres.

Mesmo com a fartura de peixes neste período de estiagem, cujas as águas das baias e corixos desembocam na calha do Paraguai assim também fazem os cardumes, quase sempre as pescarias rendem bons exemplares. Os peixes maiores se concentram nos poços mais profundos, os pescadores mais habilidosos, atracam suas canoas ou barcos, soltam iscas vivas e aguardam para a fisgada.

Diversão para uns , preocupação para as autoridades. tanto que a Agencia Fluvial do Pantanal, - órgão da Marinha do Brasil - em Cáceres, vem alertando os pescadores e turistas quanto aos riscos de ataques de onças nas margens do rio Paraguai. Há relatos de que pelo menos duas famílias há poucos dias, sofreram escaramuças de onças, na localidade conhecida como "Furado do Touro", e na Praia do Tuiuiu, assombrados eles teriam recorrido as pressas e durante a madrugada ao Porto do Sadao, aonde foram socorridos, porém amanheceram o dia dentro dos barcos. “O que pudemos fazer é lhes oferecer cobertor e lona, pois os cachorros daqui estavam furiosos, além de que de dentro do barco exalava um cheiro estranho, aí a cachorrada aprontou o maior banzé” relata dona Helena Schimada. Um deles é servidor de um orgão publico e outro casal leciona na rede publica estadual. Ambos juraram que nunca mais irão acampar durante a noite na margem do rio Paraguai.

Ainda em tom bem humorado colegas de Cidadão relataram que ele e mais três amigos teriam tomado um carreirão de um filhote de jaguatirica, há duas semanas, na Praia da Baía da Palha.Cidadão desmente garante que seria uma onça pintada enorme. (João Arruda).
 
fotos Ana Lucia Fornanciari

Por João Arruda/Cáceres - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário